Esse passo a passo foi feito em cima de um cartucho de Mega Drive, mas pode ser usado em qualquer videogame.
Fiz algumas postagens ensinando o básico a respeito de reprogramação de cartuchos de Neo Geo. Se fossemos levar em conta que num processo didático coerente deveríamos partir do mais fácil para o mais difícil, eu deveria ter começado pela reprogramação do velho Mega Drive e não do Neo Geo, mas vamos em frente... Eu fiz centenas de conversões de jogos para Mega Drive, acho que tenho bastante Know-how para ensinar um pouco do que aprendi.
Pesquisa feita no dia da publicação deste post... R$1384 é o preço deste jogo com uma maskrom genuína... Não tem o manual e não envia para o Brasil... Ainda temos que somar na conta o valor do frete, IOF, Taxa de postagem e 60% de alfândega.
VANTAGENS EM REPROGRAMAR PARA MEGA DRIVE EM RELAÇÃO AO NEO GEO
1- Depois que a onda de colecionar vídeo games antigos tomou conta da internet, tudo aumentou de preço vertiginosamente. É comum vermos jogos de Genesis/Mega Drive custando somas de 4 dígitos, em contrapartida, existem muitos jogos de esportes que não valem nada e são candidatos perfeitos para serem convertidos;
2- É muito fácil reprogramar jogos de Mega Drive, se você seguir este tutorial a risca não terá problema nenhum em montar seus próprios jogos, pois ao contrário dos jogos de Neo Geo, que tem vários tipos de placa diferentes, o Mega tem basicamente 4 tipos de placas.
3- Praticamente nenhum jogo do Neo Geo é ruim (na minha opinião), em contrapartida, o Mega tem um mar de porcarias que não merecem existir. Por exemplo, para fazer uma Blazing Star de Neo Geo você teria que sacrificar uma Fatal Fury 3... É triste ter que destruir um jogão desses, de fato eu entendo que essa é a única forma de adicionar Blazing Star na coleção, pois um jogo desses original custa mais de U$1000,00. Como disse, ao contrário do Neo Geo, onde você tem que sacrificar jogos excepcionais, no Mega temos uma pilha de Monopolys, NHL's e NBA's que podemos "destruir", jogos que ninguém vai sentir falta;
4- Os jogos ruins de Mega custam na faixa de 20 reais ( + ou - U$5,00), enquanto os mais comuns de Neo Geo custam no mínimo 200, 300 reais, e no caso do NEO GEO, existem muito mais limitações em converter qualquer jogo que tenhamos no jogo que queremos.
5- Você vai gastar apenas uma eprom para converter um jogo (em raríssimas hipóteses vai gastar 2 eprons). No Neo Geo cada conversão leva cerca de 10 eprons, que são bem caras;
6- Se você já reprograma para Neo Geo, pode utilizar o seu estoque de eprons, pois o Mega usa memórias do mesmo tipo (27c400, 27c800, 27c160 e 27c322).
7- Se você tem algum problema moral em "destruir" velhos games, mesmo que ruins, existem pessoas que vendem placas novas, feitas somente pra conversões (Link para o site Muramasa, clique aqui para comprar suas placas novas);
Exemplo de placa nova, nesse caso não precisamos sacrificar jogos antigos.
8- Por último, cabe salientar que é muito fácil sacar as memórias das placas originais do Mega e mais fácil ainda soldar as eprons dos novos jogos.
COMO IDENTIFICAR AS PLACAS NECESSÁRIAS PARA UMA CONVERSÃO PERFEITA
Os jogos de Mega têm basicamente 4 tamanhos distintos que por sua vez, usam 4 tipos de placas: 512k, 1 mb, 2 mb e 4mb.
Para descobrir qual jogo seu cartucho pode se tornar, basta baixar na internet a rom do seu cartucho doador, descompactar e verificar quantos megas tem seu jogo doador. Vamos pegar um exemplo, NFL 95:
Agora que descobrimos quantos megas tem nosso jogo sabemos que nosso cartucho doador suporta jogos de até 2 MB. Agora é que vem o pulo do gato! Um cartucho doador de 2MB suporta jogos de 512k, 1mb ou 2mb, sem que haja a necessidade de fazer pontes de fios.
Outra coisa muito importante que vocês precisam saber tem haver com o tipo de eprom a ser usada... Essa placa de 2MB suporta até uma eprom 27c160, de 2 MB, mas você também pode usar essa mesma eprom 27c160 para gravar um jogo de 1mb, ou 512k, desde que a placa doadora suporte, como neste caso em tela.
Nesse mesmo cartucho NFL 95 você poderia usar uma eprom 27c800 para gravar um game de 1mb ou um game de 512k, sem pontes de fios. Outra possibilidade seria usar uma eprom 27c400 para gravar um jogo de 512k. entenderam a lógica? Quanto maior for a rom do jogo da placa doadora maior o número de possibilidades.
Para ficar ainda mais fácil de entender, um cartucho doador originalmente de 4mb, por exemplo, suporta jogos de qualquer tamanho (512k, 1mb, 2mb e 4mb) e qualquer eprom das anteriormente citadas, desde que esta eprom tenha capacidade igual ou superior ao tamanho da rom que você pretende gravar. Conforme o tamanho dos cartuchos doadores diminui aparecem as limitações.
A lista abaixo demonstra qual o tipo de memória que suporta cada tipo de jogo, conforme seu tamanho:
A título de exemplo, um game de 2mb pode ser gravado em uma eprom 27c160 ou 27c322, contudo, para que usemos uma 27c322, a rom do jogo da placa doadora teria que ser de 4MB.
Essa lógica citada acima tem algumas falhas, pois as vezes nos deparamos com jogos de 512k em placas que suportam 1 MB, por exemplo, o que de certa maneira expande as possibilidades de conversão. Em suma, a falha nessa lógica é que em alguns casos veremos placas com roms menores do que as placas suportam.
Ainda a respeito do exemplo citado no parágrafo anterior, é bem fácil notar quando a placa de 512k suporta jogos de 1MB, pois as maskrons originais de 512k, assim com a eprom 27c400, são de 40 pinos, ou seja, têm 2 pinos a menos.
Jogo de 512k | Jogo de 1Mb | Jogo de 2Mb | Jogo de 4Mb |
ST27c322 | ST27c322 | ST27c322 | ST27c322 |
ST 27C160 | ST 27C160 | ST 27C160 | |
ST27C800 | ST27C800 | ||
AM27C400 |
Essa placa tem uma maskrom de 512k, mas esses 2 furos circulados em vermelho denotam que a placa suporta, no mínimo, um jogo de 1MB. Ah, mais uma coisa, se for usar uma eprom 27c400 para gravar um jogo de 512k e só tiver uma placa com 42 pinos, faça como na imagem acima e posiciona a eprom toda para direita, deixando os dois furos não utilizados do lado esquerdo. Todas as outras eprons maiores que 512k têm 42 pinos.
JOGOS COM BATERIAS
Existem basicamente 2 tipos de sistema de gravação nos cartuchos de Mega Drive:
SRAM- Usa uma bateria 2032 para guardar o save do jogo quando (é a mais comum).
SERIAL EEPROM - É uma pequena eprom regravável com capacidade de alguns kbytes, que não é muito comum nos jogos de Mega Drive.
Basicamente, se o jogo exigir saves, você terá que escolher um cartucho que preencha as especificações citadas anteriormente e tenha uma bateria. Simples assim. Este passo simples cobre todos os jogos que usam o sistema SRAM.
Para os jogos que utilizam o sistema SERIAL EEPROM, também é necessário um cartucho doador com uma bateria. A diferença nesta segunda hipótese é que para o jogo ser capaz de gravar seu progresso você terá que usar uma rom com patch para usar o sistema SRAM.
Para descobrir quais os jogos usam SERIAL EEPROM basta uma pesquisa no google, mas os mais notórios são Mega Man Willy Wars e Monster World IV.
GRAVANDO AS EPROMS
Já sabemos como selecionar as placas doadoras, onde comprar placas novas, quais eprons utilizarmos para cada tipo de conversão... Agora vamos aprender como gravar as eprons, não desanime, essa é a parte mais fácil!!!
Antes de você comprar um gravador de eprons, a premissa básica é verificar se ele é compatível com as memórias que você pretende gravar, mas não vou entrar em detalhes sobre isso pois já falei sobre este assunto aqui no blog. Clique aqui para ver as ferramentas e o gravador que eu costumo usar.
Segue abaixo os passos básicos para gravar as eprons de Mega Drive:
1- Selecionar o jogo desejado e baixar a rom da internet;
2- Selecionar a placa doadora conforme critérios explicitados acima;
3- Providenciar as eprons conforme critérios sobre citados;
4- Checar o Checksun da rom que você baixou. Checksum é uma medida de segurança bastante simples destinada a impedir que os piratas modificassem a imagem da ROM. Ele também pode ter sido usado para segurança interna, como um método para impedir que os desenvolvedores fizessem alterações não autorizadas no código. Essas roms foram dumpadas há décadas e eventualmente foram feitas mudanças para que eles rodassem em emuladores, portanto, se houve mudança elas não rodão corretamente no hardware original. Clique Aqui e baixe "FixCheckSum", programinha de 7k que fará este serviço por você.
O programa é bem simples como mostrado acima. Clique no botão circulado de vermelho, selecione o local onde está salvo sua rom. Se aparecer "Ok!", como na foto acima, ótimo! Caso apareça Incorrect CheckSum no campo amarelo, clique no botão "Fix CheckSum" ao lado.
5- Depois de chegar sua rom com o "FixCheckSum" seguindo o passo 4, baixe um emulador de Genesis, selecione a opção de região do emulador de acordo com a região do seu console (lembre que alguns jogos do Mega têm trava de região) e teste sua ROM.
6- O penúltimo passo é muito importante! Depois do passo 5 você terá que fazer o "swapbyte". Geralmente o software do programador de eprom tem essa opção. É representado por um botão "A/B".
Foto de um programa usado para queimar eproms
Clique na opção que mostra o código da rom, no caso deste programa, o botão está circulado em VERMELHO, mas pode variar de lugar um pouquinho, conforme seu programa. Após carregar e abrir o código, clique na opção Swapbyte A/B", que neste caso está circulada em ROSA e você vai notar que o código ficará espelhado. É assim que ele deve ficar, espelhado.
7- Por último, basta gravar essa rom na eprom compatível e substituir a maskrom original pela eprom que você gravou.
JOGOS COM MAIS DE UMA EPROM
Como citado mais acima, existem jogos que levam mais de uma eprom. Esses são casos mais raros de encontrar. A título de exemplo, temos Beyond Oasys. Nesses casos, devemos achar uma placa doadora com capacidade para 4mb e que tenha uma bateria para os saves. As únicas placas doadoras que encontrei com essas características tinham 2 slots de memória, com 2mb cada. Nesse caso, para gravar este game, eu usei um programa chamado "Hexeditor" e dividi as memórias em 2 partes, fiz isso entre os passos 6 e 7. Coloquei cada memória em um slot. Funciona lindamente, gravando o progresso do game sem problema algum. Se não me engano, fiz o mesmo processo na Phantasy Star III. ( DICA: Não ignore os Bytes na hora de divisão)
Se você seguiu todos esses passos certamente teve sucesso. Parabéns!!!
Clique aqui para baixar mais de uma centena de labels.
Nenhum comentário:
Postar um comentário