GOW

GOW

domingo, 29 de janeiro de 2023

Cellebrite Premium

Cellebrite Premium é o software israelense que a polícia federal brasileira usou para acessar e extrair informações de celulares de suspeitos.

Celebrite Premium é um conjunto de hardware e software capaz de desbloquear e extrair dados de uma vasta gama de dispositivos Android e Ios, como smartphones e tablets, incluindo até mesmo as últimas versões do Iphone. E empresa afirma ser capaz de obter muito mais dados do que métodos de extração tradicionais que existem por aí.

Hoje em dia, as pessoas já estão bem acostumadas com o celular. E fazer uso de recursos básicos como apagar um arquivo ou informação da tela do aparelho através da opção excluir (a famosa lixeirinha) não é mais novidade para ninguém.

Entretanto, o que as pessoas não sabem é que, não é porque você não está mais enxergando a informação apagada na sua tela, ou lá da pastinha do seu aparelho, que ela realmente foi destruída.

Os softwares em geral, como os sistemas operacionais ou até mesmo aquele programa que você gosta, podem implementar maneiras próprias e diferentes para resolver o que fazer com aquele dado que é apagado pelo usuário. Isso quer dizer que ele pode ser simplesmente ocultado internamente, mas continuar lá, à espera, talvez, de uma limpeza agendada no aparelho ou quem sabe de uma segunda confirmação de exclusão.

Que tal você mesmo dar manutenção em celulares de última geração? Saiba tudo clicando aqui!

Imagine a seguinte situação: uma pessoa decide eliminar parte do conteúdo de um livro bem grande, e ao invés de arrancar a parte desejada fisicamente, ela simplesmente vai ao sumário e risca as páginas que trazem o conteúdo em questão. Então, uma pessoa não consegue mais encontrar o conteúdo pelo sumário, mas ele ainda está lá. Embora esta seja uma comparação bem simplista, é mais ou menos assim que acontece quando você exclui um dado do seu aparelho.

Muitas vezes, até mesmo quando o usuário confirma que quer pagar o dado, ele continua lá, aguardando ser substituído por outra informação. E não se engane: mesmo que o dispositivo seja formatado, a informação pode continuar lá armazenada. E isso vale para HD’s de computador, armazenamento em celulares e vários dispositivos semelhantes. Isso acontece porque o dado fica aguardando ser substituído. Em outras palavras: uma informação só poderia ser realmente apagada se o disco rígido em questão fosse formatado e a seguir preenchido com informações novas. Sinistro, né! Ah sim, claro que existem formas avançadas de apagar de fato as informações. Mas isso é conteúdo para outro vídeo.

Bom, mas e o Cellebrite Premium? Pois é! Essa solução conseguiu reaver conversas de cerca de um mês antes do crime de 11 celulares que foram apreendidos e periciados pela polícia, mesmo após alguns deles terem sido jogados pela janela pelos suspeitos.

Bem, já houve casos em que especialistas conseguiram reaver dados de HD’s literalmente derretidos, como aconteceu em 2003 com o ônibus espacial Columbia, que se desintegrou durante a reentrada na atmosfera terrestre. Olha que estamos falando de uma tecnologia de quase 20 atrás, então, reaver dados de celulares jogados pela janela não deve ser assim tão difícil para a Cellebrite Premium.

E aí, ficou interessado nos serviços da Cellebritte? Então conta aí para a gente nos comentários o que você faria se tivesse um equipamento desses à sua disposição. Pois é, o problema é que infelizmente, eles só atendem entidades policiais, de forma que eu ou você não podemos fazer uso dessa tecnologia. Mas a boa notícia é que o sistema foi adquirido pela polícia brasileira, de forma que certamente novos crimes serão desvendados por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário